ÁREAS

Administração

Administração

A área administrativa tem como função auxiliar na organização da equipe para que os processos de planejamento e construção do avião sejam feitos da melhor maneira possível sem desperdício de tempo, materiais ou dinheiro. Além da gestão de pessoas, a administração auxilia no processo seletivo, na organização do calendário, do cronograma e do financeiro, auxilia na busca por patrocinadores para a equipe e é responsável pela administração das redes sociais, e divulgação de fotos e vídeos da equipe.

Aerodinâmica

Aerodinâmica

A Área de Aerodinâmica é responsável pelo estudo do escoamento, suas propriedades e sua ação nos protótipos desenvolvidos pela equipe. A partir de uma otimização com auxílio de softwares são desenvolvidos e analisados vários formatos de aviões com o intuito de se escolher as melhores características. Além disso, na área de aerodinâmica são feitas análises em túnel de vento e programas de simulação CFD para validação do protótipo escolhido pela equipe e escolha de possíveis mudanças, buscando dentre outras características um alto coeficiente de sustentação e baixo coeficiente de arrasto.

Cargas e Estruturas

Cargas e Estruturas

A área de Cargas e Estruturas envolve a analise de esforços atuantes na aeronave durante sua operação bem como o dimensionamento estrutural dos seus componentes. Com o intuito de projetar uma aeronave leve é necessário que cada componente possua a resistência necessária para a realização da missão em segurança, necessita-se então de acuracidade na obtenção do carregamento,métodos de otimização e analises estruturais confiáveis. Sendo assim esse setor possui grande importância no peso final e portanto na pontuação do projeto.

Desempenho

Desempenho

A área de desempenho é responsável pelos estudados relativos à performance da aeronave. Nesta área são analisadas e testadas as melhores combinações de motor-hélice em busca do conjunto que propicie maior tração para o avião. A equipe de desempenho também é responsável por analisar todos os parâmetros relativos à missão da aeronave, o seu trajeto e o seu comportamento desde a decolagem até o seu pouso, além de buscar otimizar todos os aspectos do avião para que ele consiga carregar o máximo de carga possível.

Estabilidade e Controle

Estabilidade e Controle

A área de Estabilidade e Controle envolve o estudo dos principais movimentos do avião em torno do sistema de eixos de referência, as forças e momentos restauradores atuando nele durante o voo, sua tendência de retornar ao equilíbrio ou não após possíveis perturbações, os principais tipos de controle de um avião, e o design, dimensionamento e performance desse sistema de controles para que o avião realize as manobras desejadas de forma segura. Os estudos de estabilidade e controle devem ser desenvolvidos na fase de projeto e se confirmar na fase de testes, e se baseiam em cálculos estáticos e dinâmicos da aeronave, com análise no MatLab, XFRL5, entre outros.

Elétrica e T.I.

Elétrica e T.I.

A área de elétrica da equipe CEFAST Aerodesign possui dois focos; Dimensionamento dos servos que controlam as superfícies de controle da aeronave e o dimensionamento de baterias e cabos elétricos; Desenvolvimento de sistemas de datalogger e telemetria a fim de coletar dados do avião ou de bancadas de teste com o propósito de fornecer as outras áreas um feedback sobre os sistemas em teste.

Equipe

SOBRE

Um pouco mais sobre nós

Criada em 1999 e formada por alunos das mais diversas áreas de engenharia, a equipe CEFAST Aerodesign representa o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais em competições nacionais e internacionais da SAE, vinculada ao Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições (NEAC) da instituição.

Informações

  •   +55 31 3319-6759
  •  Av. Amazonas, 7675 - Centro, Belo Horizonte - MG
  •   aerodesign@cefast.com.br
Campeão SAE BRASIL
Vice Campeão SAE BRASIL
CAMPEÃO SAE INTERNATIONAL
TERCEIRO SAE INTERNATIONAL
Já fez parte da equipe CEFAST Aerodesign? Nos mande um texto com um testemunho, comentário, dica, etc, dizendo como foi participar da equipe. Será um prazer recebê-los de volta .
Faça parte

Faça parte

Ex-participante
Quando eu entrei no cefet e descobri o aero tive certeza que era nessa equipe que eu queria entrar, fiquei muito feliz quando consegui e conheci tanta gente bacana, aprendi muito tanto sobre avião, quanto sobre computadores e trabalhos em oficina, pude entender e sanar varias duvidas sobre a Aeronautica e fui muito feliz! Com certeza é uma experiência que vale a pena e que levarei pro resto da vida!
Ana Eliza

Ana Eliza

Ex-membro
Participar do CEFAST Aerodesign foi a melhor escolha da minha graduação. O desafio que a equipe me proporcionou de estudar e de buscar a aprender algo totalmente novo que eu nunca veria durante minha aulas de faculdade foi extremamente gratificante. Foram muitas horas, manhas, tardes, noites e sábados dedicados ao projeto. Alguns desses momentos foram sofridos, mas ver que todo o trabalho em conjunto da equipe valeu a pena. Ver o aviao voar e toda a evolução alcançada foi único. Alem disso, conhecimento técnico nao foi a unica coisa que a equipe me proporcionou, também aprendi a trabalhar em equipe, a lidar com opiniões contrárias, a superar os próprios erros e sempre buscar o melhor para todos. Agradeço ao CEFAST Aerodesign pela oportunidade de evoluir e de poder dar uma pequena contribuição a essa gigante história da equipe.
Giovanni Mundim

Giovanni Mundim

Ex-Membro

CONTATO

Mande uma mensagem para nós, será um prazer respondê-las.

BLOG

Competição

Bom galera, faltam 65 dias para a competição. Espero que todos possam torcer pela equipe Cefast Aerodesing. Neste evento, daremos o nosso melhor, com muita garra. #goAero

Caças

FATO HISTÓRICO: Comemorou-se os 65 anos da criação da Esquadrilha da Fumaça da FAB. Nessa trajetória, contou com o esforço e a dedicação de todos os que passaram pela instituição e ajudaram a construí-la. Para resgatar a história da Esquadrilha, cuja missão é representar a Força Aérea Brasileira, foi lançado um vídeo institucional. Acompanhe o vídeo: