Nosso foco

Para a boa prática dos conhecimentos são necessários princípios, e estes são o da CEFAST Baja:
Missão

Fomentar a discussão acadêmica e praticar a engenharia proporcionando um ambiente empresarial e as responsabilidades profissionais atribuídas.

Visão

Permanecer e evoluir com integridade, responsabilidade, criatividade e profissionalismo potencializando conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Valores

Compromisso com o crescimento e resultados, aplicação da inovação, incentivo e reconhecimento à prática de engrandecimento acadêmico.

Nosso time

Nossa equipe é dividida em subsistemas, e aqui está um pouco mais sobre cada um:
Freio

Aqui nós garantimos a segurança do piloto em situações de emergência, em que a confiabilidade e a performance são as principais características do freio. São feitos testes para medir o dimensionamento do projeto e conferir a frenagem completa em sua velocidade máxima em menos de 10 metros.

Suspensão e Direção

Um dos elementos mais essenciais do protótipo, a suspensão e direção é responsável pela desenvoltura direcional e estabilidade do veículo. Com um bom projeto de suspensão e direção o piloto consegue passar pelos obstáculos mais rápido, e executar manobras difíceis com maior segurança.

Powertrain

Os bajas são impulsionados por um motor estacionário de 10HP Briggs & Stratton, em que não é permitido fazer nenhum tipo de modificação que ocasione um aumento de potência. Dessa forma, é preciso projetar uma transmissão e um sistema de refrigeração capaz de extrair o máximo possível do motor.

Cálculo estrutural

Uma vez que cada subsistema termina o projeto das peças, o cálculo estrutural entra com um estudo individual de cada uma delas para otimizar e garantir que nenhuma delas se quebre e estejam de acordo com as condições do regulamento e circunstâncias pelas quais o carro passa normalmente.

Design

Como um dos subsistemas mais recentemente implementados, o design contempla todos os estudos relacionados ao chassi e a interação entre piloto/veículo. Estuda e indica quais os melhores objetos e métodos da fabricação da carenagem e é o responsável pela melhoria do acabamento, aumento da rigidez e aerodinâmica do veículo.

Eletrônica

A eletrônica faz a aquisição de dados, sensoriamento do veículo e parte elétrica. Com o projeto, o piloto e a equipe no box conseguem saber, em tempo real, as informações e condições do veículo durante as provas, podendo assim prever alguma eventual falha e também auxiliando o piloto nos pontos em que ele pode melhorar.

Marketing

A manutenção de mídias sociais, exposição da marca CEFAST e de seus patrocinadores é feita aqui. Fazem a gestão de publicações do Facebook, Instagram e manutenção do site, além de eventos internos e externos, como lançar um novo carro. É papel dele também identificar necessidades da equipe e integrar com os requisitos do mercado.

Gestão

A gestão é responsável por organizar o processo seletivo para o recrutamento de novos membros, fazer a administração do almoxarifado, planejar a viagens para competições e seus custos, e compra de materiais para o carro e para o escritório da equipe, além do gerenciamento financeiro e negócios com patrocinadores.

os bajeiros mais raçudos do brasil!

Equipe de Baja do CEFET-MG

Fundada no ano de 1996, a equipe Cefast Baja pertence ao núcleo de engenharia aplicada a competições (NEAC) e tem sede no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Presente em Competições Baja SAE desde 1997, a equipe já foi bi-campeã nacional e vice-campeã mundial. A principal meta da equipe é estar entre as melhores escolas de engenharia na modalidade Baja SAE, inovando e desenvolvendo tecnologias, formando cada vez mais engenheiros capacitados e com múltiplas habilidades para o mercado de trabalho.

Testemunhos

Membros da equipe contam como foi a experiência com o projeto CEFAST Baja