8 de dezembro de 2013

Projeto

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sob a direção do Dr. John F. Stevens, sendo que a primeira competição ocorreu em 1976. No Brasil a competição foi realizada pela primeira vez em 1995 e desde então tem crescido gradativamente, tornando-se uma das mais importantes atividades extracurriculares para estudantes de engenharia.

O projeto BAJA SAE é uma competição entre instituições de ensino superior que desafia estudantes de engenharia através da simulação de um caso real de desenvolvimento de projeto, com todas as atividades que envolvem o mesmo, visando à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

O objetivo de cada equipe é projetar e construir um protótipo recreativo, fora de estrada (offroad), monoposto e robusto, tendo em vista sua comercialização ao público entusiasta e não profissional. O veículo deve ser seguro, facilmente transportado e de simples manutenção e operação. Deve ser capaz de vencer terrenos acidentados em qualquer condição climática sem apresentar danos.

A cada dois anos (no máximo) a equipe deve recriar completamente o seu modelo, adaptando às novas regras e inovando da melhor maneira possível. Cada carro deve ter um design diferenciado e atrativo, além de todas as exigências dos regulamentos Baja SAE.

A Equipe CEFAST desenvolve seu projeto na oficina do NEAC, dentro do campi do CEFET-MG, onde também possui um escritório. Os carros da equipe CEFAST Baja são chamados de “CB” e o número correspondente a sua criação.

Quer conhecer mais sobre a equipe?

Agende uma visita conheça nosso histórico!